ORADOR: Alberto Mateus
TEMA: Força interior

Alberto Mateus, empresário e empreendedor nato, defensor que vale a pena investir no interior de Portugal.

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, Mestrado em Ciências Empresariais, com especialização em Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e Doutorando em Novos Recursos e Sustentabilidade em Turismo, foi Director de Operações da Avis cerca de 14 anos,  Accionista fundador e Administrador Executivo da Oásis Atlântico Portugal, SGPS durante 12 anos onde efectuou a implementação e gestão de 4 Hotéis e outros projectos imobiliários em Cabo Verde.

Foi accionista fundador da Health Innovations Systems e actualmente é Accionista fundador e Presidente do Conselho de Administração da Nature Sanus, Turismo S.A., complexo turístico que pretende implementar da Quinta do Baião, em Góis, abrangendo a vertente da natureza, saúde e bem-estar, aliado a touring cultural e paisagístico no interior do país.  O objectivo é conjugar a necessidade e a propensão do concelho para as actividades turísticas e de lazer, e aproveitar as condições existentes para pessoas em idade sénior ou pré-sénior usufruírem de qualidade de vida. Pretende-se que o projecto seja estruturante para a economia do concelho, pondo como hipótese não só a atracção de pessoas idade sénior, mas também do turismo em geral bem como a criação de postos de trabalho e consequente fixação de jovens.

Sendo o primeiro no nosso país a disponibilizar de uma forma integrada o bem-estar físico, psíquico, social, espiritual e intelectual, e simultaneamente a prevenção de saúde, através de uma alimentação adequada e cuidada, exercício físico acompanhado por especialistas, assistência de enfermagem e medicina  preventiva, seria de prever o sucesso e a facilidade de implementação, mas assim não acontece. A “linha que nos separa/une” do litoral ao interior forma por vezes caminhos sinuosos e difíceis de percorrer. Alberto Mateus falará-nos disso mesmo.