António Lucena Faria

tedxcascais-2013-antonio-lucena-faria
António Lucena de Faria é um criador de empresas que desenvolveu o seu primeiro negócio com apenas 15 anos. Aos 17 anos foi do Porto para Lisboa tirar o curso de Economia na Universidade Católica.

Casou com Marta no Rio de Janeiro em Agosto de 1983. No inicio de Setembro desse mesmo ano foi para Minneapolis, nos Estados Unidos onde tirou um MBA na Universidade de Minnesota.  Voltou para Portugal no final de 1986 onde em Agosto de 1987 criou a Methodus Sistemas de Informação. Desde essa altura, criou mais de dez empresas.

Há dois anos lançou o projecto ActionFlow em Silicon Valley (EUA). Atualmente é o presidente da administração do Grupo Methodus e o fundador da Fábrica de Startups.

Defende que “nunca foi tão fácil, barato e rápido criar uma empresa de sucesso” e está muito entusiasmado com o seu novo desafio: a Fábrica de Startups.

A Fábrica de Startups é uma aceleradora de empresas que tem como objectivo a criação de novas startups em Portugal, orientadas para o mercado global, capazes de crescerem rapidamente e de se tornarem exemplos de sucesso.

De forma a cumprir com este objectivo, a Fábrica de Startups realiza programas de aceleração desenhados para apoiar o processo de criação, validação e internacionalização de startups, Estes programas seguem uma metodologia inovadora, chamada FastStart, que assegura a tradução da ideia num modelo de negocio, facilita a validação de todos os  componentes do modelo e possibilita a redução dos riscos associados ao lançamento de um novo negocio.