Mário Parra da Silva

MárioParraDaSilva
Nasceu em Vila Real de Santo António em Julho de 1951. A família direta é composta por esposa, filho, nora, neto, mãe, irmã, sogra, cunhado(a)s e sobrinho(a)s.

Viveu em Angola entre 1963 e 1967, uma experiência inesquecível. Estudou depois no Liceu Nacional de Faro. Nesse período integra-se no Grupo de Teatro Amador dirigido pelo Dr. Emilio Campos Coroa. Em 1970 entrou para a Faculdade de Ciências de Lisboa, em Engenharia Electrotécnica. Foi membro dos corpos gerentes da Associação de Estudantes e funda um grupo de teatro académico, o GAET.

Em 1972 é ativista no 1º Acto Clube de Teatro de Algés. Trabalha com Jorge Listopad, outra experiência inesquecível. Frequenta o Instituto Superior Técnico e continua ligado às lutas estudantis desse tempo.

Em Novembro de 1974 adere ao Partido Socialista. Em 1975 deixa a vida académica e a engenharia e torna-se profissional de ação política, até 1980.

Em Julho de 1980 inicia uma carreira empresarial como Account na Rank Xerox, que continua na ICL e na ALCATEL.

Em 1990 inicia a atividade de empresário na área da Informática e, em 1995, da consultoria e prestação de serviços às empresas. Hoje é empreendedor, gestor, consultor e formador.

É fundador e presidente da Associação Portuguesa de Ética Empresarial. Liderou a delegação portuguesa que participou no grupo de trabalho que elaborou a norma internacional ISO 26000 durante 6 anos. Representa Portugal no PPO NIN – Post Publication Organization, National Standards Body Information Network que tem como objectivo acompanhar a implementação da norma de responsabilidade social internacionalmente. Foi Chairman da rede Europeia “Prepare”, entre 2007 e 2009.

É ainda Network Representative da Global Compact Network Portugal, iniciativa da ONU para promover a sustentabilidade e responsabilidade social empresarial. É coordenador e docente da Pós-Graduação em Ética e Responsabilidade Social da Universidade Autónoma de Lisboa, e da Pós Graduação em Ética Responsabilidade Social e Marketing no IPAM. É docente no Mestrado em Comunicação Empresarial na Universidade Católica de Braga.

Autor e co-autor de diversas obras técnicas e didácticas de apoio à formação, das quais se destacam: “Negociação – Técnicas e Ferramentas”, 2000, Lidel; “Ética e Responsabilidade Social em Acção”, 2007, IEFP; “Rumo à Sustentabilidade”, 2007, IEFP, “Os Novos Líderes”, IEFP, 2005.

Autor de diversos artigos publicados sobre Ética e Responsabilidade Social.
 É certificado pelo IEFP como formador e pelo Persona Awareness Systems, Inc. como consultor nos programas Persuasive Salesperson, Sales Competency Assessment, Talent Management e Customer Experience Management.

 

É ativista e conferencista em temas ligados à filosofia de vida e à busca do equilíbrio.