ORADOR: Joana Clemente – Helpo
TEMA: Caleidoscópio

A Helpo é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, que leva a cabo programas de apoio, projectos de assistência, ajuda humanitária, desenvolvimento comunitário, educação para o desenvolvimento e desenvolvimento humano em Portugal, Moçambique e S. Tomé e Príncipe.

Tem como principal programa o Apadrinhamento de Crianças à Distância, que permite, de momento, apoiar mais de 4,500 crianças em idade escolar e pré-escolar. (www.helpo.pt)

Joana Clemente nasceu em Lisboa, em 1982, estudou Relações Internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa e na Facoltà di Scienze Politiche da Università di Genova (2000-2004). Iniciou o percurso profissional na área da Cooperação no CCS – Centro Cooperazione e Sviluppo no Gabinete de Projectos Internacionais com missões internacionais de avaliação de projectos em Moçambique, Zâmbia e Angola (2004-2006). Frequentou o Mestrado em desenvolvimento, diversidades locais e desafios mundiais no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, tendo concluído o módulo académico em 2006. Implementou o CCS Portugal em território Nacional e refundou posteriormente a Associação denominada agora de Associação Helpo, com estruturas independentes em Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe em 2007, onde trabalha actualmente como Coordenadora Geral Executiva do projecto.