ORADOR: Pedro Cortesão Monteiro
TEMA: Os equívocos do design

Pedro Cortesão Monteiro nasceu em Lisboa (1965). É assistente na licenciatura em Design da Universidade Lusíada de Lisboa desde 1995 e assistente convidado na licenciatura em Design da Faculdade de Arquitectura da UTL desde 2009. Integra como investigador o Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da FA-UTL. Conclui doutoramento sobre políticas públicas de design em Portugal.

É licenciado em arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1990), e mestre em Design pela mesma faculdade (1998). Trabalha pontualmente como arquitecto.

Foi editor principal do JA — Jornal dos Arquitectos, revista oficial da OA, entre 2005 e 2008, e director da revista de design arlíquido (Universidade Lusíada de Lisboa). Foi membro de júri em diversos concursos de arquitectura e de design, tendo integrado o júri final de selecção nas áreas de arquitectura e design do programa INOV-ART.

Integrou o Grupo de Cultura da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos entre 2002 e 2004. Foi membro eleito do Conselho Directivo da Ordem dos Arquitectos no triénio 2008-2010. Coordenou o concurso e a implementação da nova imagem institucional da OA. Foi director-adjunto do Boletim Arquitectos, órgão mensal de informação da OA, entre 2009 e 2010.
Colabora esporadicamente com jornais e revistas.