ORADOR: Rodrigo Moita de Deus
TEMA: Copiar compensa

Rodrigo Manuel Botelho Moniz Moita de Deus, nasceu a 21 de Novembro de 1977. Tem três filhos.

Actividade Profissional – Em Agosto de 1997 Executive Account na agência de publicidade Publicis; Abril de 1998 jornalista do semanário Euronotícias, na área da política; Fevereiro de 2000 jornalista do Semanário onde acumulou funções de Assessor do conselho de Administração do Grupo, director da revista Teenager, director e gerente do jornal Algarve Região; Setembro de 2001 comentador do programa “Noites Marcianas” na SIC; Outubro de 2002 coordena a assessoria de comunicação do Molds Event 2002 (Semana Internacional dos Moldes), para o ICEP; Em 2003 e 2004 é programador da feira “Livros no Chiado”. De Janeiro de 2003 a Fevereiro de 2005 desempenhou funções no gabinete da Vice-Presidente da Assembleia da República (IX Legislatura); Março de 2006 assessor do Conselho de Administração da Fundação Champalimaud. Em Novembro de 2007 assumiu as funções de Director de Clientes da LPM Comunicação. Actualmente é Director Geral da Nextpower.

Colunas de opinião – Colaborou com várias revistas e jornais. Olá Semanário; Euronotícias, revista Clássicos e Modernos; revista Jóias de Família (Torres Joalheiros), Aposta (CTT), Revista OQ, Revista Atlântico e no semanário Tal&Qual. Colaborou ainda no programa Descubra as Diferenças da Rádio Europa. Actualmente participa no blog 31 da Armada, na revista FdS do Diário Económico e é comentador residente da TVI24 e da Economico TV.

Obras publicadas – “Será que as mulheres ainda acreditam em príncipes encantados?” (9ª edição) de Junho de 2001, Bertrand Editora; “O Vigarista – O incrível relato do Senhor D. Diego” de Outubro de 2002, Bertrand Editora; Março de 2005 co-autor de “O Acidental”, editora Huggin. Agosto de 2006 co-autor do livro em “Frases para ter em carteira”, editora Livramento.

Conferências e outras – Desde 2002 que participa em várias iniciativas literárias. Participa regularmente em várias conferências sobre media e comunicação. Orador principal na conferência sobre Liberdade de Imprensa na Assembleia Nacional de Angola no Forum Davos 2010 e Conferências do Estoril 2011